terça-feira, 4 de novembro de 2008

Obra Limpa



























Na sexta-feira, dia 31 de outubro, Rodrigo Paglieri e Thiago Enoque realizaram, embaixo do viaduto da avenida do Contorno, próximo à praça Castro Alves, em Salvador, uma versão da OBRA LIMPA de Paglieri carinhosamente apelidada de "Tá osso".
A intervenção constituiu na limpeza das paredes do túnel, o que resultou no surgimento de vários ossos desenhados em negativo devido à poluição e à pintura anteriormente realizada pela prefeitura.
O ambiente era consideravelmente insalubre, com muita sujeira de diversos tipos [o local serve de banheiro e fumódromo de crack] e também um tanto quanto perigoso.
Um aspecto interessante desta OBRA LIMPA é que as paredes do túnel haviam sido pintadas com tinta à base de água e, à medida que Rodrigo e Thiago as foram limpando com água e detergente, cores de graffiti que estavam encobertos pela tinta ocre emergiram, provocando o surgimento de diversos ossos multicoloridos em toda a extensão do túnel, ao lado da via para pedestres.
Muitas pessoas passaram por nós naquela tarde [além dos dois artistas, estávamos eu, fotografando, e Rebelde, dando uma força na segurança], e as trocas que ali se estabeleceram com diversos passantes foram uma parte importante do processo.
O local é, como eu disse anteriormente, bastante sujo, e algumas pessoas atravessaram o túnel com os pés descalços. Cenas tristes de uma cidade deslumbrante.
Muitos contrastes entre luz e sombra.
Na entrada do túnel, uma pixação em um poste dizia tudo: "EXU"

Em breve mais fotos no endereço flickr.com/photos/bee131

É com água que se limpa!

abraxxxx
Deborah Pennachin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.